Início
Apresentação
Detalhes do Curso
Ficha Pré-Inscrição
Inscrição
Leitura Recomendada
Local do Curso


LOCAL DO CURSO
________________________________________

O local para a realização do curso, devido à infra-estrutura, condições ambientais favoráveis e facilidade de acesso é o município de Limoeiro do Norte (latitude: 5°08’44” S; longitude : 38°05’33” W), altitude de 30,22m, distando 200km de Fortaleza, localizado na região do Baixo Jaguaribe, Ceará, Brasil. Em 2004 a população estimada do município era de 40.400 habitantes.

O relevo do Município limoeirense apresenta-se com altitudes modestas e é formado por várzeas aluvionais (em torno dos rios), terrenos arenosos das caatingas, destacando-se a Chapada do Apodi, acidente geográfico que serve de marco divisório entre os estados do Ceará e do Rio Grande do norte.

Limoeiro do Norte dispõe de muita água, pois é cortado por rios e afluentes, sendo a sua principal fonte hídrica o rio Jaguaribe responsável pelo fornecimento de água para a cidade e para a agricultura de larga escala no município. O clima é quente e característico do semi-árido. A temperatura varia entre a máxima de 36°C e mínima 24°C. No Município ocorrem duas estações bem distintas, em anos normais.

A estação chuvosa, chamada de “inverno” e a estação da seca chamada “verão”. A estação chuvosa, vai em regra geral, de janeiro a fins de junho, enquanto que a segunda se estende de julho a dezembro. Há anos em que a pluviosidade registra-se com abundância e o município enfrenta problemas de enchentes. Já em outros anos, o que ocorre com maior freqüência motivada pela falta das chuvas é a manifestação do período denominado de "seca".

A vegetação predominante é de pequeno porte e do tipo caatinga, que se apresenta verdejante nas épocas chuvosas e ressequidas, com desfolhamento, durante a estação seca. Na caatinga os vegetais mais comuns são: Pereiro, Jucá, Jurema, Pau-branco, Aroeira, Catingueira, Juazeiro, além de variedades de cactos como o mandacaru, o xiquexique, a palma e outros. Nas margens dos rios, é marcante a presença carnaubeira e a oiticica, sendo que a carnaubeira ainda é bastante abundante em todo o vale do Jaguaribe.

As atividades práticas serão desenvolvidas nas fazendas agrícolas situadas na Chapada do Apodi, Fazenda Altamira e Centro de Articulação e Educação Ambiental – CAEA, o último situado no perímetro urbano de Limoeiro do norte, e as duas primeiras distantes 30 km do centro da cidade.









 

::Melhor visualizada com Internet Explorer 4.0 ou superior::

::Créditos::

Conteúdo © 2008 Ecologia da Polinização, com Ênfase em Agricultura